Histórico da escola

Histórico da Escola

A EMEF “PRESIDENTE CAMPOS SALLES” surgiu antes do início do processo de favelização  de Heliópolis. Foi criada pelo Decreto, nº 3206 de 23/08/1956, como Escolas Mistas de São João Clímaco.

Em 1957, onde é o Largo de São João Clímaco, foram construídos dois galpões, um com duas salas e o outro com três. Foi inaugurada em 27/02/1957 e começou a  funcionar em 21/03/1957. Em 1967 foi inaugurado o prédio de alvenaria com 12 salas e 1000 alunos. Prédio este, em que a escola ainda funciona.

Em 21 de novembro de 1995 assumiu uma nova direção que deu início a um trabalho de integração Escola-Comunidade. E como consequência deste trabalho, atualmente, a escola e a comunidade são parceiras na luta pela efetivação dos direitos da população de Heliópolis.

Hoje fazemos parte doCENTRO DE CONVIVÊNCIA EDUCATIVA E CULTURAL HELIÓPOLIS

“CCEC – HELIÓPOLIS “ uma conquista da Comunidade organizada e da escola.

Para melhor contextualizar a escola e o seu problema mais grave – ( a utilização de metodologias não adequadas), faz-se necessário a divisão de sua história em três períodos, levando-se em consideração a mudança do perfil da população ao longo do tempo. O primeiro período de 1957 a 1970, o segundo de 1971 a 1995 e o terceiro, que iniciou-se em 1966.

 

Primeiro período (1957 – 1971)

 

A EMEF Pres. Campos Salles se restringia ao atendimento das séries iniciais do ensino fundamental. Segundo uma das professoras entrevistadas, e documentos da escola comprovam, a grande maioria dos alunos era proveniente do Jardim Patente e São João Clímaco. A grande maioria de seus pais era de trabalhadores das chácaras e olarias que se espalhavam pela região. Muitos eram descendentes de portugueses  e italianos.

Segundo período (1971 – 1995)                                                   

 

Em 1971/72, como dito anteriormente, começou a ocupação desordenada de Heliópolis. A EMEF Pres. Campos Salles era a única escola próxima que poderia atendê-los. Segundo uma professora, presente na escola desde 1978, a maioria das crianças  que chegavam era  de 1ª e 2ª série. Segundo a mesma, a partir do momento que aprendiam a ler e escrever, os alunos se transferiam para as escolas novas que estavam surgindo, mesmo sendo mais distantes. Disse ela : “Era muito difícil formar uma 8ª série. Eles tinham vergonha de tirar o diploma aqui”. Desta fala e de muitas outras se conclui o porquê do estigma imputado a EMEF Pres. Campos Salles como sendo a “escola dos favelados”, dos marginais e baderneiros.

Terceiro período (1996 – atual)

 

No dia 21 de novembro de 1995 assumiu a direção da EMEF Pres. Campos Salles o diretor Braz Rodrigues Nogueira. A escola foi escolhida por ele por dois motivos : proximidade de sua residência e a origem de sua família ser similar à maioria das famílias de Heliópolis.

Ele chegou à escola com duas idéias na cabeça, sem querer negociá-las, mas com uma grande disposição em argumentar para conseguir parceiros para adotá-las e defendê-las. Estas duas idéias, hoje são norteadoras do Projeto Pedagógico da EMEF Pres. Campos Salles – Cidadania : Uma Questão de sobrevivência – e estão assim formuladas:

“Duas idéias norteadoras” :

a)- A escola como Centro de Liderança

b)- Tudo Passa Pela Educação

Na busca de parceiros para a construção de um Projeto de Integração Escola-Comunidade, o

diretor Braz atuou em várias frentes concomitantemente. Desde 1996 contou com duas aliadas, duas coordenadoras pedagógicas que chegaram neste mesmo ano, e quase de imediato adotaram como suas, as duas idéias citadas acima e descritas no item abaixo: Princípios Norteadores do Projeto Pedagógico.

O diretor tinha uma preocupação muito grande com a constituição e coordenação da equipe técnica e de sua importância para a construção do projeto. Foram desenvolvidas ações com o intuito de identificar e convidar lideranças de cada segmento, para a construção de um projeto coletivo para integrar a escola e a comunidade. Uma ação que muito contribuiu para o avanço da construção do projeto foi um curso para pais e lideranças comunitárias denominado – Educação e Cidadania – que tinha como objetivo levar os participantes a perceberem que não se faz educação de qualidade sem a participação da comunidade na vida da escola. Neste curso a escola era mostrada por dentro com todas as suas contradições. Discutiam-se as seguintes questões: participação, linhas pedagógicas, verbas, direitos dos professores, da comunidade, dos alunos, etc.

Em 1998, a EMEF Pres. Campos Salles, já contava com um conselho de Escola bastante ativo e participante que contrastava muito do Conselho encontrado em novembro de 1995, que tinha uma função meramente burocrática. O grêmio que surgira em 1996 ganhou corpo em 1998 e passou a ser organização fundamental para a sustentação do projeto da escola. Como resultado do curso – Educação e Cidadania – a escola passou a contar, no final de 1998 com a atuação de quatro comissões: Limpeza, Conservação e manutenção do prédio escolar, Cultura, Esporte e Lazer, Relação escola-comunidade e Comissão de Reivindicação.

No final de 1998 o estigma que pesava sobre a escola – “escola dos favelados, marginais e baderneiros”, começou a ser substituído pela denominação de “escola da comunidade”. Esta denominação foi confirmada de fato em 1999, quando fora assassinada uma aluna da escola. Em três meses de trabalho a escola mobilizou a comunidade e realizou a Primeira Caminhada pela Paz de Heliópolis. No final de 1999 foi realizada também a Primeira Mostra Cultural. A Partir daí, estas duas ações vêm sendo realizadas anualmente.

A EMEF Pres. Campos Salles é hoje considerada um exemplo de integração Escola-Comunidade. No ano de 2000 ela foi visitada pelo Presidente do Conselho Norte-Americano de Educação (United States Department of Ecucation), Sr. Terry Peterson.

Em 2001 a escola foi escolhida para o lançamento do Projeto Escola Aberta pelo governo da cidade de São Paulo.

6 respostas para Histórico da escola

  1. celia pompilio lefevre disse:

    O histórico da Escola ficou muito curtinho.Nós somos muito maiores!!!!

  2. Fernanda disse:

    Olá, meu nome é Fernanda Firmino, fui aluna desta escola e pesquisando achei este site … adorei, hoje sou professora e me recordo com boas lembranças desta escola … principalmente da professora ai de cima Célia Pompilio (Minha Professora na 4ª Série) … que felicidade, muito feliz por essa iniciativa.

  3. Claudionor Correia disse:

    Olá, meu nome é Claudionor Correia( conhecido pelo apelido de Bardu-cidade da noruega), estudei e conclui o primário( 1956-1961) nas Escolas Agrupadas de São João Clímaco e tenho muita saudade orgulho de ter iniciado os meus estudos nesse local. O Diretor, Professor João Bernardo era pessoa muito inteligente, bom administrador e valente. Uma vez ele enfretou aproximadamente cinco mecânicos da Empresa Auto Viação São João Clímaco, porque deram uma bolada em um aluno. Ele era bom no Boxe. Lembro de algumas Professoras, como Profª Deisinha, Profª Deyse, Profª Ivete, Profª Célia, Profª Isabel, Profª Zulmira. A minha turma era: Henrique(o mosca que jogou no Corinthians), Celsinho(Palmeiras e Seleção Brasileira-sub 20), Sabino, Cridão, Wilsão, Inamar, Zé Carlos, Marcão, Godoy, Atílio. O Padre daquela época era o Padre Valter, que as vezes, apitava o jogo na parte de baixo da Escola. Tenho muita informação daquela época, quem se interessar é só entrar em contato. E-mail: jcorreianegocios@globo.com

    Forte Abraço

  4. Tata disse:

    Eu gostaria de divulgar a todos que conhecem o trabalho do diretor desta escola a votarem no site. Ele concorre ao Prêmio Cidadão Sustentável na Categoria Educação. Vamos ajudar!!! http://catracalivre.folha.uol.com.br/2012/07/premio-cidadao-sustentavel-educacao/

  5. Srta. Talitha, Muito Obrigado pela sua atenção. Vamos, Sim, ajudar o nosso Diretor!

    Claudionor Correia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s